O relacionamento com cliente é importante para variados nichos de empresas e marcas, sendo que quando falamos de serviços, esta dimensão se torna ainda mais importante. Para ajudar as empresas nesse processo, é possível usar um sistema conhecido como CRM.
Um dos serviços que vem usando os conhecimentos sobre o CRM e outras estratégias de marketing são os advogados e seus escritórios. Isso porque para conseguir clientes é necessário que estes encontrem o que o advogado pode oferecer.
Contudo, é preciso atenção nesse setor, pois os advogados precisam cuidar da “publicidade” de forma ética, respeitando alguns padrões para atrair clientes para seu serviço, não indo contra nenhuma regra da Ordem dos Advogados do Brasil.
No presente artigo abordaremos sobre a questão da publicidade para advogados e escritórios de advocacia e como podem usar o CRM para construir um relacionamento com clientes mais eficiente e seguro.
Dicas de marketing para os escritórios de advocacia e advogados
Por ser um serviço extremamente qualificado e regulamentado, devendo se adequar às normas quanto aos órgãos regulamentadores, a prática da publicidade nesse segmento é cercada de restrições.
Uma das maneiras que os advogados usam para divulgar seus serviços consiste no uso do papel e dos meios tradicionais.
Contudo, alguns dos componentes de divulgação que podem ajudar os clientes entrarem no pipeline de vendas de um escritório são:
- Site;
- Produção de conteúdos;
- Cartões de visita;
- Folder;
- Produção de material rico.
Além disso, a principal ferramenta para a conquista de clientes está no tratamento adequado dos leads que chegam pela internet ou telefone e também de quem já é cliente.
Uma forma de conseguir isso é com o uso do CRM. Abaixo abordaremos sobre o que é esse sistema e como pode ser usado por advogados e escritórios de consultoria jurídica.
O que é o CRM?
O CRM é a sigla para Customer Relationship Management e é um sistema de computador, bem como uma forma de organização de relacionamento com o cliente.
Os advogados precisam transmitir credibilidade e segurança na consultoria entregue pelos clientes. Aqui, o CRM, pode ajudar na estruturação de uma estratégia eficiente de relacionamento.
Mas, antes, é preciso sempre verificar qual a situação atual do relacionamento com os clientes e possíveis clientes, antes de aplicar os princípios e ferramentas do CRM.
Entender a situação e revisar processos
O primeiro fator antes de aplicar os novos processos de CRM, é compreender como o seu escritório lida com os clientes e quais os objetivos, bem como quais são as taxas de conversão e de fidelização, oportunidades e fraquezas.
Em seguida, após análise dos pontos fortes e fracos em mãos, é necessário a revisão dos mais diferentes processos. Aqui entra o conhecimento que chamamos de pipeline de vendas ou também a jornada do cliente.
Assim, alguns dos seguintes processos que podem ser revisados são: as metas a serem alcançadas, quantos clientes quer levar ao escritório, mapear clientes em potencial, criação de padrões e excelência no atendimento.
Em seguida é preciso gerenciar as etapas e os contatos que estão presentes na advocacia. Por isso é necessário a criação de um funil de vendas com aspectos como:
- Contato inicial;
- Proposta;
- Negociação;
- Fechamento de contrato;
- Aspecto financeiro;
- Aspectos do cliente.
Benefícios do CRM na área jurídica
O CRM ajuda o advogado a organizar uma série de elementos, principalmente por ser uma plataforma que organiza planilhas, documentos, contatos e centraliza as informações.
Alguns componentes do CRM que podem ser aplicados na consultoria jurídica é fazer o cadastro de cada cliente e potencial cliente, de modo a estruturar um histórico e permitir que os dados não se percam.
Em seguida, é possível criar e estruturar as etapas de venda, conforme o andamento dos processos e dos contatos.
Também é possível separar os clientes em categorias, principalmente quando se trata de escritórios com especialidades diferentes como trabalhista, previdenciário e tributário.
Também é possível gerenciar a agenda de compromissos do time comercial, que realiza contatos. A plataforma CRM cria relatórios que podem ser diários, semanais, mensais ou anuais.
Cada sistema de CRM é personalizado, portanto, é possível encontrar um que se encaixe em todas as demandas de um escritório jurídico.
Neste sentido, é necessário que o advogado pesquise bem todas as ofertas, verificando a possibilidade de personalização para as necessidades do escritório.
A partir do momento que os advogados começam a usar esses sistemas, eles ficam mais organizados e otimizam os atendimentos, mantendo um relacionamento mais adequado e consolidando a sua marca e aumentando o faturamento.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Ideal Sales, desenvolvedora de ferramentas de CRM com enfoque no gerenciamento eficaz da equipe de vendas e otimização de seus resultados.