Uma pesquisa feita pela Catho afirma que 30% dos recrutadores levam cerca de 10 a 15 segundos para decidir se o candidato vai ou não para a próxima fase. Como então você pode se destacar em pouco tempo?
A resposta pode estar em obter ajuda de um especialista em SEO, que emprestará técnicas de colocar conteúdos no topo do Google e as aplicará ao seu currículo e a sua presença online, aumentando suas chances de conseguir seu próximo emprego em apenas 7 passos listados a seguir.
1. Otimizar palavras-chaves
O profissional de SEO pesquisará quais os termos mais comuns em sua área, setor e função desejada e irá incorporar essas palavras de forma natural em seu currículo e nos seus perfis online em áreas como resumo, experiência profissional e título do LinkedIn.
Ele também fornecerá insights sobre a análise competitiva, identificando palavras-chave que diferenciam você da concorrência, bem como otimização de links e URLs de seu site ou blog pessoal, se você tiver um.
2. Criar conteúdos bem estruturados
Assim como seu currículo segue uma ordem de informações, o especialista te ajuda a criar e a formatar conteúdos online de forma que você se destaque como autoridade na sua área e nos mecanismos de busca através de técnicas como bullet points, meta descrições (subtítulos) atraentes e tags de título otimizadas.
Técnicas adicionais incluem escolher tópicos de conteúdo populares para criação de novos conteúdos e adicionar imagens e gráficos ao seu portfólio, por exemplo, para torná-las mais atrativas.
3. Demonstrar prova social
Equivale a parte de relatar suas experiências e projetos no currículo, mas estendendo para o digital, aqui o profissional sugere estratégias para você compartilhar conteúdos relevantes e interagir com outros profissionais e recrutadores nas redes sociais, construindo backlinks relevantes através de guests posts, por exemplo.
O especialista também pode auxiliar orientando como se posicionar em cada interação de forma a tirar o máximo de cada passo executado.
4. Realizar testes A/B
Testes A/B consistem em criar duas versões de um mesmo elemento e analisar qual versão gera melhores resultados. No currículo você pode variar no formato, na fonte, na cor e até na ordem das seções.
Já no digital o especialista testa, por exemplo, títulos e fotos de perfil no LinkedIn, diferentes tópicos em vários formatos e estilos, e avalia o que atrai mais tráfego e gera engajamento.
Além disso, a análise dos testes A/B pode incluir o uso de ferramentas avançadas de rastreamento e análise de dados, proporcionando uma visão mais aprofundada do seu desempenho.
5. Manter um histórico e monitorar os resultados
Com base em métricas como tráfego do site, a taxa de cliques, as classificações de pesquisa, números de entrevistas conseguidas e contatos feitos, os especialistas ajustam constantemente suas estratégias, identificando sempre oportunidades de melhoria e crescimento, otimizando ainda mais os conteúdos.
O profissional contratado também pode implementar ferramentas profissionais de monitoramento de reputação online, ajudando você a identificar como você ou sua marca são percebidos nesse meio.
6. Aprender o caminho até que você consiga caminhar com certa autonomia
O SEO é um esforço contínuo, mas se você aprender com o profissional as melhores práticas da área, você pode continuar otimizando seu currículo e presença online de forma mais autônoma no futuro, pois o ideal seria que para cada vaga que você se candidatasse, seu currículo fosse otimizado com as palavras-chave de mais importância, embora nem todos tenham tempo para isso.
O especialista ficaria então com as análises e os ajustes mais profundos, pesquisando sobre a concorrência e identificando as tendências emergentes no seu setor.
7. Repetir o que dá certo e continuar construindo sua reputação online
Mesmo que você tenha conseguido a vaga dos seus sonhos, mantenha seu currículo e seus perfis online atualizados porque isso continua aumentando sua autoridade na área e ajuda a construir uma rede de contatos sólida que pode lhe garantir boas oportunidades no futuro. E se você não tiver tempo, um especialista em SEO sempre poderá te ajudar com isso.
Além da simples atualização, o especialista em SEO pode sugerir táticas de como participar de fóruns e grupos de discussão relacionados ao seu campo de atuação, ampliando ainda mais sua influência online.
“O especialista em SEO pode mesmo me ajudar a conseguir um emprego?”
Sim, ele pode! Em um mercado de trabalho altamente competitivo, destacar-se é essencial para conquistar a atenção dos recrutadores e garantir oportunidades profissionais.
Portanto, se você deseja conquistar o próximo emprego e consolidar sua marca pessoal, busque a orientação de um especialista em SEO se puder. Com estes 7 passos somados às suas habilidades e a orientação do profissional, você estará mais bem preparado para aproveitar ao máximo as oportunidades de carreira que surgirem pela frente.