Modelos que ainda são válidos e são o ápice do que significa ter tênis cool em sua coleção.
O conceito de tênis clássico tornou-se cada vez mais abrangente ao longo dos anos. Antes, quando nos referíamos a silhuetas Old-School ou vintage, geralmente eram desenhos que vinham dos anos 50 e 60, com detalhes em tela e elementos MUITO simples —que hoje poderíamos entender como “casuais”. No entanto, o tempo seguiu seu curso e as inovações que em algum momento poderíamos entender como disruptivas ou revolucionárias, tendo alcançado seu objetivo, acabaram se consolidando, lançando as bases de tudo o que hoje consideramos básico, para finalmente ganhar o título de clássico.
Claro que a irreverência das suas origens e o carácter rebelde que os viu nascer não foram necessariamente considerando que com o passar dos dias pudessem ser considerados como parte da cultura dominante. Mas aconteceu. Está passando. E aqueles modelos que romperam com o status quo há vinte ou trinta anos, hoje já são tradição e ponto de partida para as novidades que agora temos; que, mais cedo ou mais tarde, também deixarão seu caráter subversivo para formar um novo cenário dominante.
Pensando justamente nisso e no fato de que as tendências atuais —tanto no mundo físico quanto nas redes sociais— voltam às silhuetas que faziam os corações dispararem nos anos 90, dando especial destaque aos modelos pensados para o basquete, é que decidimos recuperar os tênis lançados em 1994. Tênis clássicos “novos” que são perfeitos para quem nasceu naquele ano e que hoje busca os designs exatos para ter um visual extremamente cool; homens que estão na fronteira entre ser um geração coca cola e um Z, e que precisam de um meio-termo entre essas duas gerações para parecerem ótimos.
Preste atenção, porque estes são os tênis mais legais de 1994 e ainda são tão relevantes quanto eram naquela época. Se você os procura ou os toma como inspiração oportuna para sua próxima compra.
Tênis Nike Air Jordan X
Foi projetado durante a primeira aposentadoria de Michael Jordan pelo lendário Tinker Hatfield, pai da Nike mais icônica de toda a sua história. Este apresenta uma parte superior de couro e nylon, um estranho padrão de tração de borracha sólida e amortecimento Zoom Air em todo o comprimento. Embora seu design não tenha sido aplaudido na época, não é de surpreender que ainda hoje possam ser vistos com frequência nas quadras de basquete – já que seu desempenho é impecável – e que sua fama tenha crescido. Vamos lembrar que os tênis musculosos (ou até feios) estão sendo valorizados e amados mais do que nunca.
Nike Air Ilimitado
Uma beleza absoluta usada por Chris Webber e David Robinson que ganhou fama como um sapato de alta tecnologia capaz de proporcionar um excelente desempenho nas quadras e, ao mesmo tempo, obter um visual muito badass nas ruas. Esse conjunto de tiras e neoprene é uma joia de design que ainda hoje parece futurista e pode dar a você um visual incrível onde quer que você vá. Seu preço é alto, claro, mas vale a pena.
Nike Air Max 2 CB
Outra silhueta voraz e selvagem. Com um visual robusto e quase indestrutível, esta silhueta foi originalmente projetada exclusivamente para Charles Barkley. Apesar de ter tido várias reedições, sendo a deste ano a mais próxima e sedutora pelas suas cores, ainda hoje é possível encontrar o modelo original. Além da colorway, o que impressiona mesmo é a tecnologia com que foram feitos e que resultou em uma anatomia brutal do tênis. A tecnologia Nike Air Max2 (que na verdade deve ser entendida como quadrada e não apenas duas) introduziu várias pressões nas quatro câmaras da entressola. As unidades diretamente abaixo e atrás do calcanhar tiveram a pressão reduzida para 5 PSI – libras de força por polegada quadrada – para mais amortecimento, enquanto as unidades nos lados lateral e medial foram infladas para 25 PSI para manter a estabilidade. Daí o Air Max ao quadrado. Ou seja: esta sola é um objeto de altíssima performance para o desempenho físico. Um tênis que é perfeito se você gosta de modelos extra largos.