O marketing digital é um dos termos mais conhecidos na internet nos últimos tempos. De modo simples, pode-se dizer que esse tipo de marketing é responsável por criar a presença de alguém ou de uma empresa na internet, mas na prática há muitas outras nuances por trás disso que podem definir o sucesso ou o fracasso da estratégia. O que se pode dizer com certeza é que há muitas formas das marcas aproveitarem esse fenômeno para conquistar um público maior online com ações que vão desde criar um blog , por exemplo, até manter contas nas redes sociais, investir em tráfego pago ou em parcerias com influencers. Cada ação vai depender do objetivo das empresas e do tipo de público que elas querem atrair. Observe mais alguns detalhes desse tipo de ferramenta!
A importância do marketing digital para um negócio
A revolução digital já começou e, atualmente, a internet pode mudar completamente a vida de qualquer empresa. Mesmo um negócio que comece pequeno, apenas como uma “doceria no Instagram” vendendo para amigos e contatos próximos, pode crescer a médio e longo prazo, tornando-se uma das principais confeitarias da cidade — para isso, basta constância e a criação de uma estratégia bem fundamentada desde o início. Um dos grandes pontos positivos na internet é que ela consegue democratizar muitas áreas de trabalho, fazendo com que profissionais liberais possam chegar ao público e alcançar clientes da mesma forma que as grandes empresas, tudo isso através do investimento em marketing, que é sem dúvidas uma das grandes revoluções dos últimos tempos, já que agora as “propagandas” não são limitadas às televisões, revistas e jornais.
Estratégias de marketing que revolucionam um negócio
Há muitas estratégias que podem ser adotadas pelas empresas que cada vez mais percebem o quanto vale a pena investir em marketing digital. Dependendo do nicho do negócio, as estratégias podem variar um pouco, no entanto, o que é comum para todos é que as empresas precisam criar conexão com o público que querem atingir. Essa conexão pode vir de muitas formas, obviamente, por exemplo, através de conteúdos criados para blogs ou mesmo através de uma presença consistente nas redes sociais. Um restaurante cujo foco seja a alimentação saudável, por exemplo, pode investir na criação de conteúdo sobre qualidade de vida, autocuidado etc., além de oferecer dicas para os clientes praticarem uma alimentação saudável também em casa. Já um salão de beleza, por exemplo, além de conteúdos específicos sobre estética, pode também variar, apresentando questões de moda, parcerias com influencers desse nicho etc. A internet é um mundo à parte e fazer as conexões certas é um passo decisivo para qualquer negócio!
O visual que importa
Todo mundo já ouviu a máxima de que as pessoas “comem com os olhos”, ou seja, nada adianta uma comida ser boa se, quando chega na mesa do restaurante, o prato estiver completamente confuso e desgovernado. Isso porque a estética influencia muito o comportamento do consumidor, por isso, um dos principais focos do marketing digital é o investimento no visual de cada marca. O branding adotado por uma empresa tem se mostrado cada vez mais crucial para uma estratégia de marketing consistente, e inclusive há muitos profissionais do setor que se especializam nesta área para entregar o melhor para as empresas. Essa área inclui tudo o que o público vê, desde a criação de um site até as publicações nas redes sociais.
A importância de ter uma presença online constante
O marketing digital é construído todos os dias, inclusive aproveitando datas específicas. A famosa Black Friday, por exemplo, uma data em que muitos brasileiros aproveitam para fazer compras, é uma excelente oportunidade para que as empresas dos mais diferentes setores possam aproveitar para estabelecer uma relação mais próxima com o público, lançando ofertas exclusivas. Vale lembrar que, antes de mais nada, a honestidade é um dos principais fatores de sucesso para garantir a comunicação entre a empresa e os seus clientes, por isso, promoções falsas, conhecidas pelos clientes como “pague metade do dobro”, são um tiro no pé para qualquer campanha de marketing. Lembre-se que, com a internet, as informações são facilmente encontradas, e não há nada pior na construção de estratégia de uma empresa do que comentários de clientes que estão insatisfeitos ou que se sentiram trapaceados.
Investimento a longo prazo
As tecnologias têm um lado que pode ser menos positivo: as pessoas se acostumaram com resultados rápidos e imediatos. No entanto, no que diz respeito às estratégias de marketing para os negócios, a situação pode ser um pouco diferente. Isso porque, na maior parte das vezes, tirando as campanhas e ofertas esporádicas, as estratégias de marketing são investimentos de longo prazo e um post feito hoje num blog pode só vir a repercutir daqui a meses com algum cliente.
Conclusão
Conquistar um público de seguidores fiéis na internet não é uma estratégia que possa ser realizada em pouco tempo — inclusive, a pressa é a inimiga da perfeição em muitos casos, por exemplo, no caso das empresas que querem comprar seguidores e depois são punidas por algumas redes sociais, como o Instagram. Sendo assim, a máxima que se aplica a tudo na vida também pode ser usada aqui: daqui a um ano, provavelmente a sua empresa pode se arrepender de não ter começado a investir em marketing digital hoje.