Guia prático: como organizar sua geladeira e prolongar a vida dos alimentos

Guia prático: como organizar sua geladeira e prolongar a vida dos alimentos

Confira dicas para organizar a geladeira e manter os alimentos frescos por mais tempo

Organizar a geladeira é importante para conservar os alimentos da maneira correta, prolongar a validade, reduzir o desperdício, melhorar a qualidade e reduzir o tempo gasto no preparo das refeições.

Além disso, a organização favorece a disposição correta dos diferentes tipos de alimentos na geladeira e o controle da temperatura para cada um. Isso também influencia diretamente no tempo de conservação dos alimentos.

Dicas para organizar melhor a geladeira

Organizar a geladeira traz mais praticidade e funcionalidade para a rotina. Além disso, influencia diretamente na saúde — já que uma geladeira suja acumula mais micro-organismos — e na economia, pois reduz o desperdício com alimentos armazenados incorretamente e evita que você passe mais tempo com a geladeira aberta.

Esse eletrodoméstico tem em seu interior várias temperaturas. Cada cantinho, gaveta e prateleira tem sua funcionalidade. Levar em conta a função de cada um permite preservar a textura e o sabor dos alimentos por mais tempo e permite encontrar o que você precisa com maior rapidez. Veja algumas dicas para se organizar melhor.

Entenda a função de cada parte da geladeira

O primeiro passo é entender a funcionalidade de cada parte. Dentro dela, existe um sistema de circulação de ar de cima para baixo, o que deixa a parte de cima mais fria e mais quente na parte de baixo. Confira o que pode ser guardado em cada parte:

  • freezer: tudo o que não vai ser consumido rapidamente, como ervas, queijo, carne, sorvete e outros;
  • porta: água, condimentos, molhos. Evite guardar ovos e leites ali;
  • gaveta superior: iogurtes, queijos, carne, embutidos e outros;
  • gaveta inferior: verduras, legumes e frutas;
  • prateleiras: comidas prontas, margarina e ovos.

Higienize os alimentos antes de guardar

Pode parecer tentadora a ideia de chegar das compras e ir guardando tudo na geladeira. No entanto, é importante tirar um tempo e lavar as frutas, os legumes e as verduras antes de guardar. Lembre-se de secar bem as frutas e verduras e armazenar as folhas em sacos plásticos.

Use potes herméticos para fazer a organização

Compre potes para alimentos, a fim de otimizar o espaço e deixar tudo organizado. Com eles você pode manter a comida bem guardada e protegida dos micro-organismos do ambiente externo. Priorize aqueles que não deixam cheiro, como os de vidro. 

Armazenar os alimentos em potes fechados também evita a contaminação cruzada. Você ainda pode colar etiquetas com a data de validade ou de compra, para controlar o tempo de consumo e evitar desperdício. Entre alguns organizadores, você pode comprar:

  • organizadores de vegetais;
  • organizadores de ovos;
  • organizadores de frios;
  • organizadores de bebidas;
  • organizadores de frutas;
  • organizadores multiuso.

Limpe a geladeira regularmente

A geladeira é usada para preservar os alimentos, mas ela também favorece o crescimento de micro-organismos, principalmente se tiver alimentos com a data vencida. 

Por isso, higienize a geladeira de 15 em 15 dias ou uma vez ao mês com um produto específico para uma limpeza mais pesada. Uma vez por semana, limpe os resíduos com um pano úmido e veja se nenhum alimento está estragado.

Não sobrecarregue a geladeira

Além de guardar os alimentos limpos e em potes, é preciso separar os espaços adequadamente, sem sobrecarregar a geladeira, além de deixar espaço para o ar circular e manter a refrigeração funcionando corretamente. Para isso, evite:

  • cobrir as prateleiras com forros ou panos;
  • armazenar comidas em panelas;
  • deixar restos de sucos em jarras grandes;
  • acumular muitas sobras na geladeira.

Aplique a regra do “FIFO”

Lembre-se de um princípio usado na cozinha industrial: first in, first out (FIFO, que significa: primeiro a entrar, primeiro a sair). O que você comprou na terça-feira deve sair primeiro do que o item que você comprou no sábado. Para evitar o desperdício, priorize o preparo dos alimentos mais antigos, que já não estão mais tão frescos.