Comunicação integrada saiba sua importância e como fazer na prática

Comunicação integrada: saiba sua importância e como fazer na prática

Dentre as muitas técnicas aplicadas para alcançar e envolver o público-alvo de uma marca, a comunicação integrada de marketing, ou CIM, se destaca por usar a transmissão de uma mensagem unificada em diferentes canais de divulgação.

Na verdade, a comunicação integrada reúne 3 pilares, sendo a publicidade, o marketing e RP (Relações Públicas).

Essa técnica pode ser tratada como uma abordagem de promoção de mensagens de marketing por meio de diferentes estratégias e táticas que funcionam de forma complementar e, ao mesmo tempo, coesa.

De forma segura, a CIM se encaixa em um cenário dinâmico em que as empresas se encontram, possibilitando criar uma identidade coesa e alcançar diferentes públicos por meio dos canais disponíveis.

Inclusive, esse não é mais apenas um diferencial, mas uma exigência para o pleno desenvolvimento, visto que o cenário anteriormente mencionado exige a combinação de tais pilares para a maximização do reconhecimento da marca e um retorno em larga escala.

Objetivo da comunicação integrada de marketing

Cada empresa possui objetivos próprios, mas estes devem estar presentes em um planejamento de comunicação integrada de marketing para que possam ser alcançados de forma estratégica e com uma evolução contínua.

No entanto, para isso, há fatores que devem ser levados em consideração, como:

  • Conteúdo de concorrentes;
  • Exposição de marca por tempo adequado;
  • Interação com público-alvo;
  • Material promocional distribuído.

Dessa maneira, as empresas conseguem impactar os leads, ou seja, os clientes em potencial, por meio de mensagens segmentadas sobre a marca e os produtos por diferentes canais de distribuição, considerando os mais adequados e a reprodução adaptada em cada mídia.

Logo, o objetivo de um planejamento de comunicação integrado é enviar, de forma consistente, a mesma mensagem em diferentes canais, aumentando a exposição e fortalecendo as mensagens.

Projeto de comunicação integrada de marketing

Com tantas mídias disponíveis, o desenvolvimento de um projeto envolve diversos canais, e todos precisam transmitir uma mesma ideia ou mensagem.

Sendo assim, o processo pode ser diferente para cada marca, mas o melhor é entender o público-alvo, definir quais as métricas a serem seguidas e quais objetivos pretende-se alcançar. 

Outra etapa consiste em escolher os canais de comunicação integrada mais adequados para a campanha, criando um fluxo de trabalho devidamente alinhado.

Comunicação integrada de marketing é importante?

A disponibilidade da internet permite criar toda uma campanha de comunicação integrada voltada para o marketing digital, implementando abordagens que podem reunir diferentes canais, entre os quais:

  • Blog corporativo;
  • E-mail marketing;
  • Redes sociais;
  • Site e-commerce. 

A importância está nas vantagens que podem ser observadas ao longo do tempo, através de estratégias de lead magnet para obter leads de qualidade, tanto para o setor de marketing quanto para o setor de vendas. 

Reconhecimento da marca se expande

A partir do momento que uma empresa passa a se conectar com os leads e os clientes fiéis em diferentes plataformas, a interação passa a ser maior e o público-alvo a compartilhar as mensagens – como a publicidade boca a boca, só que no formato de marketing digital

Canais como e-mail e redes sociais permitem o compartilhamento a partir da comunicação integrada, o que expande a mensagem da marca, fazendo com que todos entendam e confiem nos produtos e serviços disponíveis no mercado consumidor. 

Esse processo contínuo se perpetua entre clientes em potencial, principalmente a partir da interação da marca e experiência de consumidores de longa data, ecoando a mensagem por diversos meios. 

Acessibilidade de público cada vez mais abrangente

A aplicação de uma campanha de comunicação integrada de marketing em vários canais de comunicação permite que uma marca acesse um público cada vez maior, ampliando o alcance de forma exponencial. 

Dessa forma, se torna mais provável atingir o público-alvo e atrair leads certos para a marca. 

Ainda assim, é preciso manter os consumidores fiéis de maneira consistente, com a comunicação integrada mantendo uma mensagem eficaz em todos os canais de divulgação.

Conclusão

A comunicação integrada de marketing abrange técnicas relacionadas ao omnichannel, reunindo diferentes canais de divulgação e atendimento, tudo para criar uma estratégia de marketing consistente para qualquer negócio.

Independentemente de qual plataforma o público-alvo esteja acessando, a comunicação integrada de marketing ajuda a alcançar os clientes certos e de maneira eficaz. 

Dessa forma, a partir do plano de marketing digital integrado, é possível elevar tanto o perfil quanto os lucros de uma organização a um novo patamar.

Mais ainda, o ROI (Return Over Investiment) tende a aumentar, enquanto os custos reduzem. 

Da parte dos clientes, pode ser esperado mais clareza sobre os processos e a marca, bem como aumento da satisfação sobre os produtos e serviços disponíveis, tornando-se uma situação em que todos os envolvidos saem ganhando. 

Por fim, para quem pretende iniciar um negócio, ou está em expansão, o caminho a seguir é conectar-se com o público-alvo, e as soluções de comunicação integrada de marketing podem ser aplicadas para atingir os objetivos em um curto espaço de tempo.