Hoje em dia, precisamos oferecer diversos itens de segurança para nossa equipe e clientes, e saber se é obrigatório ter extintor de incêndio pode te ajudar e muito. Oferecer conforto e segurança é parte importante de sua empresa, mas nem todos os empreendedores sabem como oferecer isso.
Um dos maiores problemas que podemos encontrar em nossas empresas, são os incêndios. Que apesar de não serem muito comuns, podem causar prejuízos materiais e sociais enormes.
Para evitar esse problema e diminuir o risco de grandes incêndios, nosso país conta com algumas regras, que são obrigatórias. Se você tem uma empresa, e deseja saber quais as regras que precisa seguir para prevenir-se de incêndios, fique ligado no texto a seguir.
Nele vamos contar tudo o que você precisa saber sobre a utilização de extintores de incêndio e se você é obrigado a oferecer o item em sua empresa. Então, é só continuar a leitura!
Qual a Norma Regulamentadora para extintores de incêndio?
Antes de mais nada, vamos contar quais são as regras que temos ao nosso dispor, e o que elas exigem. A primeira e talvez mais importante é a Lei Federal 13.425/17, responsável por todas as medidas que fazem parte da prevenção a incêndios.
De acordo com ela, locais com grande fluxo de pessoas, o que de alguma forma reúna pessoas em aglomerações, precisa oferecer itens de segurança. Esses itens são bem variados, e englobam placas de sinalização, saídas de emergência, alarmes e claro, extintores.
Essas ferramentas devem ser oferecidas em pontos estratégicos e de fácil alcance, para garantir que qualquer pessoa consiga usá-los. E os locais precisam ainda passar por alguma inspeção do Corpo de Bombeiros.
Portanto, para poder oferecer seus serviços, você deve oferecer todas as principais ferramentas exigidas pelas normas de segurança e pela equipe de Bombeiros. Essa equipe ainda poderá oferecer treinamento de pessoal, a fim de auxiliar no entendimento sobre as ferramentas.
O extintor deve ser escolhido de forma correta, pois existem vários modelos, que servem a diferentes situações. O equipamento tem como foco a extinção do foco do incêndio, e por esse motivo é preciso entender o que sua empresa oferece, antes de finalizar sua compra.
Classes de fogo
Para facilitar o combate a incêndios, existe a Norma Regulamentadora 23, que cuida de tudo respectivo a prevenção ao fogo. Uma das questões abordadas por essa norma são as classes do fogo, que interferem na escolha do extintor de incêndio.
Abaixo você confere quais são as principais classes, e a qual materiais elas se referem.
Classe A
Os incêndios que fazem parte da Classe A, são causados por materiais sólidos, como por exemplo: papel, tecido, algodão, madeira e etc.
Classe B
O incêndio de Classe B são causados por líquidos, gases inflamáveis ou em alguns casos sólidos que se tornam líquidos. Podemos citar, nessa classe, os seguintes materiais: gasolina, querosene, óleo, tinta, graxa e parafina.
Classe C
São considerados incêndios de Classe C aqueles que envolvem algum componente elétrico, que esteja transmitindo energia elétrica. Podemos citar: geradores, quadros de energia, cabos de força, transformadores e até mesmo computadores.
Classe D
Focos de incêndios que envolvam algum tipo de metal que entre em combustão compõem a Classe D. Esses metais podem ser chamados de pirofóricos, e os principais exemplos são: zinco, urânio, lítio e titânio.
Classe K
A última classe de incêndio é a chamada Classe K, que são focos de incêndio causados por gorduras ou óleo de cozinha. Na maioria dos casos, o incêndio começa em fritadeiras, grelhas e demais itens que estejam engordurados.
Extintor é obrigatório para minha empresa?
Sim, sua empresa é obrigada a oferecer um bom extintor de incêndio, mas também é importante escolher a classe correta. Nem todos os focos de incêndio podem ser apagados com o mesmo equipamento, e por isso você precisa entrar em contato com o Corpo de Bombeiros antes de comprar.
A equipe é treinada, e vai oferecer o melhor e mais eficiente suporte para sua empresa. Entretanto, em algumas empresas, que tenham mais de 50 funcionários, é necessário oferecer outras ferramentas de combate ao incêndio.
Dentre as principais podemos citar as mangueiras de incêndio, que são muito úteis e servem como principal dispositivo contra a Classe A.
Mas é importante que esses pontos de água estejam bem sinalizados, e instalados em locais de fácil acesso. Em alguns casos você ainda pode utilizar esse dispositivo contra a Classe B, C e D.
Os extintores, por sua vez, são bem variados, sendo possível encontrar opções de espuma, Dióxido de Carbono, Químico Seco e com Água Pressurizada. Cada opção é indicada para algum foco de incêndio, e tudo vai depender da sua empresa.
Lembre-se de comprar suas ferramentas para prevenção e combate a incêndios em boas empresas, que garantam qualidade ao produto! Recomendamos a Hiper Fire, uma empresa certificada pelo INMETRO e que possui uma equipe de profissionais altamente capacitados.