Os tokens não fungíveis (NFTs) estão se tornando referência no mercado cripto, principalmente depois das coleções compradas por famosos, como o “NFT do macaco” (Bored Ape Yatch Club), adquirida até pelo jogador de futebol Neymar.
Os NFTs estão mudando o mercado das artes. Com os direitos autorais registrados em Blockchain, os artistas podem garantir a autenticidade de uma obra digital a partir da tecnologia. Algo que também está mudando é o nosso conceito sobre o que é arte e nosso modo de consumi-la.
O que é NFT?
Esses tokens não fungíveis são ativos digitais únicos e colecionáveis, além de obras de arte, podemos ter NFTs de músicas, vídeos, entre outros. Cada NFT emitido possui um identificador próprio que se distingue dos demais e garante o registro de direito autoral para a pessoa, isso significa que não pode ser alterado, multiplicado ou reproduzido. Além de ser fácil e prático começar a vender sua obra de arte.
É simples ser um criador de NFT no espaço da Web3
Criar um NFT é super simples, você precisa começar entendendo o seu público, conhecer o valor do seu trabalho e ter o desejo de começar a comercializá-lo. Com essas 5 dicas vai ser fácil ser um criador no espaço da web3.
1 – Escolha sua mídia
Imagens estáticas são o formato mais comum nesse universo, entretanto, você pode explorar sua imaginação artística e vender até vídeos, músicas e outros formatos que a plataforma permitir.
2 – Pense no valor da criação
Após a escolha do seu arquivo, pense no valor considerando o que está por trás do seu token colecionável. Por exemplo, um NFT relacionado a um fenômeno cultural tende a ser mais duradouro, com previsão de permanecer relevante por muito tempo.
3 – Conecte-se com pessoas que pensam parecido no espaço
Networking é sempre importante e essencial para tornar seu nome e sua obra de arte conhecida. Plataformas on-line como Telegram, Discord e Twitter são ótimas opções para construir relacionamentos.
4 – Cultive sua comunidade
Construir networking ajuda a ter uma comunidade engajada em cima do seu NFT. Por isso, cultivar uma comunidade de NFTs permite que você tenha mais espaço. Invista em transmissões ao vivo, sorteios de prêmios e AMAs (ask me anything).
5 – Construa sua marca pessoal
Sua marca pessoal é tão importante quanto a narrativa por trás do seu NFT. Uma marca pessoal forte ajuda no engajamento e apoio ao seu projeto, portanto, sua reputação é outro fator a ser trabalhado e explorado para que mais pessoas possam apoiar o seu projeto.
Todas essas dicas vão ajudar a definir o sucesso de um NFT, ativo esse que está mudando o mundo da arte. Entretanto, isso leva tempo, dificilmente o artista se torna famoso de um dia para o outro, isso exige além do conceito do NFT uma dedicação para trabalhar o marketing pessoal e do token.
Por que os NFTs estão mudando o mundo das artes?
Além de transformar o mercado e tornar cada obra de arte única e colecionável, os tokens não fungíveis trazem como benefícios prova de propriedade, liberdade de emissão e imutabilidade dos registros.
Esse mercado está mudando a forma como criamos, colecionamos e possuímos arte, pois gera uma conexão maior com o artista e o público geral. Os NFTs são bem mais inclusivos para artistas emergentes e conceitos de arte de nicho, isso permite que qualquer artista consiga criar um NFT fora das galerias e estruturas tradicionais.
Outro ponto é a eliminação de intermediários. Por meio dos marketplaces de NFT, o artista pode interagir diretamente com os usuários.
Também existe a vantagem da transparência nas transações, que são todas registradas em blockchain, minimizando significativamente os riscos de falsificação.
Outro ponto a se considerar quando falamos de tokens não fungíveis são as novas chances de inovar no espaço da arte e a facilidade de receber royalties sobre ela.
Os contratos inteligentes ajudam nos royalties de artistas
Os NFTs que “habitam” nas blockchains são gerenciados por contratos inteligentes (smart contracts), quando o artista dá início a um projeto e faz a emissão de NFTs, ele está configurando o código do contrato inteligente subjacente que decide as qualidades de seus ativos cripto.
Quando o artista finaliza as configurações e coloca seu NFT à venda, toda vez que uma coleção é comprada, o proprietário recebe uma porcentagem do preço da venda. Os artistas podem escolher a porcentagem que querem receber por sua arte.
Sendo assim, fica acessível para o artista criar um NFT, trabalhar com contrato inteligente de forma simples e poder determinar o quanto gostaria de receber pela sua obra de arte, além de conseguir receber royalties conforme o usuário vende sua arte para outra pessoa.
Entretanto, para seu NFT ter a oportunidade de sucesso, vale pensar bem no preço que será colocado para a venda do token, seja razoável com suas expectativas e não exagere no valor inicial.
Refletir sobre esses conceitos e dicas apresentadas vão ajudar o artista a entrar para essa nova economia digital, revolucionar o mercado com suas obras de artes em NFT e a construir uma carreira como criador de tokens de sucesso.