O que são tijolos ecológicos e o que pode ser construído com eles? Com este tipo de tijolo você pode construir todos os tipos de estruturas. Têm as mesmas vantagens, em termos de segurança e conforto, que os tradicionais.
Ao mesmo tempo, geram menos impacto ambiental. São excelentes isolantes contra frio, calor, ruído e umidade. Graças ao seu peso, o esforço e o tempo de construção são reduzidos.
Tipos de tijolos ecológicos
Os tijolos ecológicos são feitos com diferentes materiais. Alguns são mais verdes que outros, considerando seu nível de sustentabilidade.
Tijolos de cinzas de carvão
São feitos com cinzas de carvão, brita e cimento, à temperatura ambiente. Este tijolo combina cinzas produzidas pelos fornos das fábricas de papel, com hidróxido de sódio, cal e argila.
Eco-tijolos compactados
Este tipo de tijolo é produzido com garrafas plásticas cheias de resíduos de embalagens. Eles são conhecidos na Colômbia e já foram testados em alguns projetos. Sua força vem da compactação.
Plástico reciclado ou tijolos PET
Eles são usados para paredes externas e internas. São feitos com partículas de garrafas plásticas recicladas, que são aglomeradas com cimento e aditivos. Eles são moldados com uma máquina manual, o que os torna mais ecológicos.
Eco-tijolos de cânhamo e palha
Os edifícios foram construídos com este material durante anos. As suas qualidades de isolamento térmico, a optimização da umidade e a sua elevada resistência ao fogo são as suas principais vantagens. Além disso, esses tijolos podem ser usados em reformas ou novas construções.
A sustentabilidade em nosso planeta depende de todos. O setor da construção não deve ser menor em alcançar essa conquista, contribuindo com seu grão de areia dentro das possibilidades que tem. Um elemento chave são os tijolos ecológicos.
O que são tijolos ecológicos?
São blocos de construção recicláveis que podem ser usados para construir paredes, móveis e outras estruturas.
Eles são feitos de uma mistura de cimento, solo e água, que são combinados de forma especial para serem apresentados posteriormente e compactados de tal forma que aumenta em 52% seu volume original.
Que vantagens têm?
Entre os múltiplos benefícios que podem ser explorados com o uso de tijolos ecológicos estão:
Economia de tempo de construção de aproximadamente 30% em relação às alvenarias convencionais, pois possuem um design de encaixe modular.
As paredes são 40% mais baratas do que as feitas de blocos ou tijolos de barro cozido, tendo uma economia no final da obra considerável.
As construções são mais seguras graças a uma distribuição mais equilibrada do peso nas paredes, uma vez que as colunas são embutidas nas cavidades dos tijolos. Fazendo sua casa mais segura e com materiais ecológicos.
Uma vida útil mais longa que o tijolo comum, a ponto de ser multiplicado por 6.
Proporcionam isolamento térmico graças ao fato de seus orifícios formarem uma espécie de câmara que impede a penetração tanto do calor no verão, quanto do frio no outono e inverno.
Água e sombra são suficientes para curar esse tipo de material, eles não precisam de lenha queimada em fornos que leva ao desmatamento. Tornando o material usado muito mais ecológico do que você imagina.
Se você parar para pensar, cada detalhe importa, os materiais, as construções, os objetos, os móveis, etc.
Caso você tenha interesse em construir um imóvel ecológico, entre em contato com um especialista no assunto e tenha a certeza de que você estará no caminho certo, levando materiais ecológicos, ajudando a contribuir com o meio ambiente e é claro fornecendo uma vida melhor a sua família. A Ecomaquinas fornece os melhores equipamentos para fabricação de tijolos ecológicos no Brasil!