O marketing odontológico é a estratégia de marketing e as táticas de marketing que as práticas odontológicas e as clínicas odontológicas usam para atrair e reter novos pacientes, bem como aumentar o reconhecimento de sua marca. O principal objetivo é fazer com que os pacientes em potencial façam uma ligação telefônica ou marquem uma consulta online.
A melhor maneira de fazer com que os pacientes tomem essas ações é veiculando anúncios no Google e no Facebook, além de classificar seu site de consultório odontológico nos mecanismos de pesquisa.
A maioria dos pacientes odontológicos concorda que encontrar um dentista é difícil.
Mas, como o marketing odontológico mudou quase 100% para o digital, como alguém executando uma operação odontológica, você pode achar que preencher sua clínica com pacientes também é difícil!
Neste post, forneceremos algumas boas ideias de marketing digital e marketing de mídia social odontológica para ajudar a comercializar sua prática odontológica.
O que é Marketing Odontológico?
Para a maioria dos dentistas, o assunto de contratar uma nova empresa de marketing odontológico soa com alguma incerteza. Os pacientes odontológicos de hoje estão fazendo suas pesquisas on-line antes de escolher um provedor.
Se você deseja ter muitos contatos por dia, consultas agendadas, aquisição de novos pacientes e retenção de pacientes odontológicos existentes, precisará investir algum tempo e dinheiro em uma nova estratégia de marketing on-line.
Uma campanha de marketing inteligente começa com uma estratégia bem planejada, devidamente implementada e mensurável. Mais especificamente, uma estratégia de marketing digital para sua clínica odontológica. Essas ideias de marketing ajudarão você a começar a expandir sua prática odontológica.
Como posso divulgar meu consultório odontológico?
Sua listagem GMB é crucial para SEO dental local. Qualquer agência profissional de SEO dental confirmará. O primeiro passo para otimizar sua marca para os mecanismos de pesquisa é reivindicar sua listagem.
Quando as pessoas precisam de um novo dentista, elas pesquisam por “Dentistas perto de min” no Google em seu telefone ou computador.
Esta lista exibe tudo o que seu paciente em potencial pode precisar saber antes de ligar para seu consultório para agendar uma consulta, incluindo:
- Nome da empresa
- Endereço
- Número de telefone
- Local na rede Internet
- Avaliações
Reivindicar sua listagem e otimizá-la para um crescimento ideal oferece a você uma chance melhor de aterrissar no Google – as três principais listagens com o mapa nos resultados de pesquisa local que realmente ajudarão você a obter mais exposição no mapa.
O número de buscas por “dentista perto de mim” no Google aumentou significativamente nos últimos cinco anos.
Se mais pessoas estão procurando por dentistas, como você, então por que sua clínica não está recebendo mais telefonemas? Mais do que provavelmente, sua concorrência capitaliza essa estratégia simples, mas muito eficaz.
O Google utiliza suas informações em sua listagem do Google Meu Negócio para determinar qual listagem será exibida nos resultados de pesquisa local. Se você ainda não configurou sua conta ou reivindicou sua listagem, está em séria desvantagem aqui.
Página comercial do Google para marketing odontológico
O Google precisa reconhecê-lo como dentista, clínica odontológica. Sua listagem é uma das coisas mais importantes para sua presença online. Antes de nos aprofundarmos, você deve ter em mente o seguinte sobre sua listagem:
- Preencha sua página comercial do Google completamente. Você deseja adicionar o máximo de informações possível aqui. Este não é o lugar para relaxar. Quanto mais informações você fornecer, mais legítimo você parecerá. Para otimizar a listagem do Google do seu consultório odontológico, você precisará preencher todas as informações de forma completa e correta.
- Certifique-se de que sua listagem está correta. Para ganhar e manter a confiança de seus pacientes em potencial, você também deve certificar-se de que os detalhes de sua prática estejam corretos e atualizados. Se você decidir sair mais cedo às sextas-feiras, isso precisa ser refletido no horário do seu anúncio. Caso contrário, você terá uma pilha de clientes insatisfeitos e começará a acumular críticas negativas, o que nunca é bom.
- Saiba para quais palavras-chave você deseja classificar e use-as adequadamente. Suas palavras-chave serão cruciais para SEO. Sem isso, o Google pode achar difícil entender todas as suas áreas de atuação
Você também vai querer adicionar o seguinte ao seu perfil:
- Fotos externas do seu consultório odontológico
- Logo e quaisquer outros identificadores de marca
- Fotos da equipe
- Fotos antes e depois
- Informações sobre serviços oferecidos
Em uma base semanal, adicione o seguinte a:
- Novas imagens
- Novas postagens do Google Business
- Peça avaliações aos clientes
Como criar um site odontológico que gere tráfego
As primeiras impressões são importantes e as pessoas julgarão sua prática com base em seu site. Ao evitar ou ignorar seu site, você está prejudicando sua prática e a capacidade de converter mais leads diariamente. Se você não tiver um site com um bom design, seus esforços serão drasticamente prejudicados.
Se você dirigir até um novo local, independentemente dos serviços que eles oferecem, se a parte externa do prédio parecer incompleta, as chances de você entrar, mesmo que já esteja lá, diminuem drasticamente. O mesmo pode ser dito para o seu site. Coloque-se na mente de um paciente, por um segundo.
Quão fácil é acreditar, “Essa empresa nem presta atenção no próprio site. Quais são as chances de eles prestarem atenção em mim?”
Site do dentista para dispositivos móveis
Verifique se o seu site é responsivo. Um site odontológico deve, no mínimo, ficar bem em celulares, tablets e desktops/laptops.
A primeira interação que um potencial paciente terá com você provavelmente será com seu site. E, a maioria encontrará seu site realizando uma pesquisa por meio de um dispositivo móvel.
Reserve um segundo para se perguntar: “Meu site fica bem em todos os dispositivos? “.
Publicidade odontológica inclui fotos antes e depois
As pessoas querem ver como ficarão com dentes melhores. Como prática, você deve tirar fotos antes e depois dos pacientes e exibir essa mídia em seu site, Facebook, Instagram (todos os canais de mídia social). Isso não apenas ajudará os pacientes a ver como podem ser os resultados, mas também fornecerá mais conteúdo para o Google indexar.
É importante ter uma ótima qualidade de imagem para o site da sua clínica odontológica, é igualmente importante garantir que você otimizou essas imagens para SEO. Você quer que seus pacientes e o Google fiquem impressionados com seu trabalho.
Mantenha seu site atualizado
Seu site ficará mais profissional e seguro se você tiver o seguinte:
- Novo conteúdo útil de educação do paciente atualizado regularmente
- Conteúdo de mídia de vídeo apresentando mudanças tecnológicas recentes em seu escritório
- Uma seção para cada dentista em seu consultório, juntamente com uma foto profissional para mostrar aos pacientes
- Capacidade de mensagens para pacientes, diretamente do site
- Pagamento de contas online
- Pedido de prescrição para renovação disponível online
- Agendamento on-line
Esses recursos são imperativos para o sucesso do seu site odontológico. No entanto, a lista não termina aqui.
Para alcançar novos pacientes odontológicos, seu site também precisará ser:
- Rápido – uma estatística de marketing popular afirma que o tráfego do site “saltará” do seu site se ele não for carregado em 3 segundos ou menos
- Seguro – nem deveríamos ter que dizer isso. HIPAA. Seu site deve ler HTTPS (certifique-se de ter um cadeado)
- Compatível com dispositivos móveis – 82% das pesquisas locais são realizadas a partir de um dispositivo móvel. Seu site é basicamente inútil se não for compatível com dispositivos móveis nos dias de hoje.
- Otimizado para mecanismos de pesquisa (SEO) – para classificar no Google, você precisará codificar seu site para que o Google possa reconhecê-lo facilmente como uma autoridade no setor odontológico.
SEO odontológico e marketing de conteúdo
O termo SEO refere-se à otimização de mecanismos de busca. Este é o processo de inclui vários fatores principais:
- Ter conteúdo de site relevante para seus usuários-alvo.
- Fatores técnicos de SEO no local: garantir que você tenha nomes próprios em imagens, páginas etc.
- Outros sites com links para você
É melhor pensar em SEO como se fosse uma receita. A fim de crescer organicamente sua prática odontológica, você vai querer implementar a quantidade certa de cada ingrediente.
À medida que progride, você pode decidir fazer lotes maiores, para expandir seus negócios mais, exponencialmente. Você não pode simplesmente jogar todos os seus ovos em uma cesta, na esperança de que seu tráfego aumente rapidamente. Esta não é a forma como o SEO funciona.
Ter bastante conteúdo de página e blog de alta qualidade é a maneira mais fácil de obter tráfego gratuito no Google. Portanto, seu plano de marketing deve incluir a escrita de postagens no blog e a adição de novos conteúdos mensalmente.
As empresas que blogam regularmente têm 97% mais links de entrada (Hubspot). Isso significa que sites externos apontam para esses sites como uma autoridade no campo. Por sua vez, isso lhe dá mais credibilidade com os mecanismos de busca, permitindo que você apareça mais alto quando os pacientes em potencial procuram por dentistas na área.
Seus clientes gostam de ler conteúdo de alto valor publicado por seu dentista ou ortodontista. Na verdade, 60% dos consumidores se sentem mais positivos em relação a uma empresa depois de ler o conteúdo publicado no site.
Além disso, blogar ativamente aumenta as chances de classificação do seu site em 434%. Você pode ver por que conteúdo consistente e de qualidade deve ser uma grande parte do seu plano mensal de marketing para pacientes odontológicos?
Plano para resultados de pacientes a longo prazo
Uma visita ao consultório do dentista não está no topo da lista de atividades agradáveis para a maioria das pessoas. Novos pacientes em potencial têm dúvidas e preocupações. Abordá-los com antecedência pode ser o ingresso para atrair esses clientes para sua prática.
Veja este cenário, por exemplo: Alguém local sente que pode ter uma cárie e sabe que precisa consultar um novo dentista. No entanto, eles estão um pouco apreensivos sobre o que pode acontecer quando chegarem. Eles digitam a pergunta no Google e lá está você com a resposta. Você estava no lugar certo na hora certa. Eles veem que sua empresa é local e decidem ir em frente e agendar a consulta com sua prática.
E sim, caso você tenha dúvidas, o Google dá autoridade aos sites, com base na localização. Portanto, é mais provável que você apareça para o pesquisador em sua cidade do que outra prática em um estado diferente!
Não sabe por onde começar?
BLOG ODONTOLÓGICO E TÓPICOS DE MARKETING DE CONTEÚDO PARA VOCÊ COMEÇAR:
- Como posso prevenir as cáries?
- O carvão é perigoso para os meus dentes?
- Quantas vezes eu realmente preciso usar fio dental?
- Os dentistas precisam fazer radiografias?
- Como ensinar meus filhos a escovar os dentes?
- Minha pasta de dente precisa incluir flúor?
- Quanto custa uma limpeza dentária ou uma extração de dente?
- Qual é a melhor escova de dentes para usar?
Existem literalmente milhares de tópicos para escolher para construir um blog. Você pode começar respondendo a algumas das perguntas que ouve todos os dias.
Depois de responder a essas perguntas, sinta-se à vontade para começar a desmascarar todos os mitos dentários aleatórios por aí. Além disso, você pode postar blogs regularmente para ajudar seus pacientes ou pacientes em potencial a começar a desenvolver hábitos odontológicos saudáveis. É importante que seus esforços de marketing sejam consistentes.
Obter avaliações de pacientes
Adicionamos avaliações de pacientes em SEO porque existe uma correlação direta entre quantas avaliações positivas uma empresa tem e quão bem sua listagem de empresas aparece nos mapas.
Dê uma olhada na busca por “dentistas em Dallas”. Todas as principais listagens de mapas têm muitas avaliações.
As avaliações têm sido uma constante nas propriedades locais do Google por mais de uma década. Eles não vão a lugar nenhum porque, francamente, os clientes os amam. Como os clientes os amam, o mesmo acontece com o algoritmo de classificação do Google.
Mencionamos anteriormente que sua clínica precisará obter novas avaliações semanalmente. Você quer que seus comentários mostrem uma linha do tempo consistente.
Caso contrário, tanto o consumidor quanto o Google questionarão a integridade dessas avaliações. Se você sair e receber 20 avaliações em um dia, isso não ajudará na classificação do seu mapa.
De acordo com uma pesquisa da BrightLocal, 73% dos consumidores acreditam que avaliações com mais de 3 meses não são mais relevantes.
AVALIAÇÕES DE PACIENTES AJUDAM A ESTABELECER AUTORIDADE COM OS CONSUMIDORES
Comentários importam. Na verdade, 93% das pessoas dizem que as avaliações online afetam suas decisões de compra. Este é o equivalente on-line ao boca a boca e o ajudará a aumentar sua prática. Sua reputação online é uma grande parte do marketing porque você só obtém uma reputação.
À medida que seu pessoal envelhece e amadurece, eles percebem que decisões ruins geralmente podem ser evitadas com uma pequena quantidade de pesquisa. Agora, mais do que nunca, os consumidores recorrem aos motores de busca para pesquisar comentários. Eles querem aprender com as experiências de outros pacientes. Em segundos, eles podem ver avaliações sobre experiências anteriores de pacientes. Sua prática odontológica não é exceção a isso.
A prova social dará à sua clínica odontológica mais credibilidade do que qualquer dólar de publicidade jamais poderia.
O primeiro passo que os pacientes dão na procura de um novo médico é procurar avaliações. Aproveite seus pacientes existentes para obtê-los.
O objetivo é ter um fluxo constante de novas avaliações de pacientes de sua prática em várias plataformas. Novamente, isso estabelece autoridade.
Você precisará de revisões para o seguinte:
- Google (mais importante)
- Os diretórios que listamos anteriormente
Como você pode obter avaliações de seus pacientes? Aqui estão algumas sugestões:
- Envolva os pacientes no Facebook
- Pergunte por e-mail
- Configure uma câmera para depoimentos rápidos após os compromissos
Marketing no Facebook e Instagram
Os clientes esperam que sua clínica odontológica tenha presença nas mídias sociais. Você deve ter um gerenciamento de mídia social eficaz nos seguintes locais: Facebook, Instagram e Twitter. Como qualquer outra coisa, seus pacientes seguirão apenas páginas agradáveis.
Se eles não ganharem com sua presença online, eles simplesmente não o seguirão.
Portanto, para alcançar mais pacientes, você deve se concentrar em criar posts relevantes, informativos e agradáveis para o seu público. Pense nisso como construir uma comunidade e se conectar com seu público local.
Quando bem-feita, a publicidade odontológica nas mídias sociais terá resultados incríveis quando o público-alvo apropriado for usado.
Como usar as mídias sociais para sua prática
Sua prática pode usar a mídia social de várias maneiras. Você vai querer escolher algumas das seguintes maneiras de trabalhar dentro do contexto de como sua prática odontológica opera.
Algumas ideias incluem:
- Promoção de ofertas (limpeza dentária gratuita, branqueamento dentário, programa de referência)
- Forneça links para informações úteis em seu site
- Fotos antes e depois
- Depoimentos de pacientes (vídeos e escritos)
- Vídeos curtos para explicar certas opções de tratamento e perguntas frequentes.
Ao postar, seu objetivo final é sempre trazer valor ao seu público.
Marketing de vídeo
Uma das constantes subjacentes para sites odontológicos altamente classificados e melhores é o conteúdo de mídia de vídeo. Os clientes gostam de vídeos. E, como dissemos anteriormente, quando os clientes gostam de algo, o algoritmo do Google segue o exemplo.
Com a tecnologia de hoje, você pode gravar em vídeo praticamente qualquer processo de tecnologia realizado em seu escritório. Além disso, depoimentos de clientes também direcionarão o tráfego.
Aqui estão algumas ideias de vídeo para você começar:
- Vídeo de boas-vindas contando a história do seu escritório. Isso humaniza sua marca.
- O vídeo de apresentação do médico é uma ótima maneira de estabelecer confiança para seus pacientes em potencial. Isso coloca um rosto com um nome.
- Vídeos de revisão de pacientes para aumentar o tráfego. Nos últimos anos, vídeos com a palavra “review” tiveram mais de 50.000 anos de tempo de exibição. Se esta estatística não o persuadir, não sabemos o que o fará.
- Vídeos educativos para perguntas frequentes. Este é o mesmo conceito do blog, mencionado anteriormente. Adicionar vídeos educacionais é uma excelente maneira de estabelecer autoridade.
Todos os vídeos que você cria podem ser publicados em páginas de mídia social, bem como no YouTube. Você pode configurar campanhas de publicidade em vídeo no YouTube, Facebook e Instagram para alcançar e influenciar seus pacientes-alvo.
Estratégia de anúncios odontológicos
Existem vários canais de publicidade digital eficazes que os consultórios odontológicos podem aproveitar. Os principais canais de publicidade digital são Google ADS e Social ADS
PPC usando o Google Ads
Uma pesquisa mostrou que quase 45% dos entrevistados disseram que não vão ao dentista porque é muito caro. Uma maneira de combater isso é anunciar promoções via anúncios.
Se você fizer uma pesquisa no Google por algo, as primeiras listagens que você verá são de anúncios. Este é um resultado direto de uma empresa executando anúncios.
Quando alguém procura um dentista local ou “dentista perto de mim”, você precisa aparecer.
Embora o processo de manutenção e otimização do Google Ads possa ser extremamente difícil, a versão condensada e excessivamente simplificada é a seguinte:
- Você escolhe as palavras-chave que achar melhor para descrever seu serviço ou produto.
- Um cliente em potencial pesquisa suas palavras-chave.
- Seu anúncio é exibido na parte superior da página de pesquisa.
- Somente quando alguém clica em seu anúncio, você paga.
- Acompanhe tudo o que acontece a partir de anúncios (telefonemas, formulários etc.)
Anúncios gráficos e remarketing do Google
Os anúncios gráficos permitem segmentar usuários na Internet em determinados locais. Você também vê esses anúncios em vários sites de notícias e links nos quais clica em artigos no Facebook.
Esses anúncios podem ser configurados no Google Ads e a segmentação é bem abrangente. As principais formas de segmentar anúncios gráficos são por idade, sexo, localização, interesses e segmentação por conteúdo.
Você também pode configurar uma campanha de remarketing e veicular anúncios apenas para pessoas que já visitaram seu site. Isso permite redirecionar pacientes em potencial se eles não converteram na primeira vez que visitaram seu site.
E-mail marketing para dentistas
O marketing por e-mail tem uma das melhores taxas de conversão que existem e, para geração de leads on-line , não há nada próximo em relação a preços e conversões. Esse tipo de marketing é uma das formas mais simples de se comunicar com seus pacientes já existentes.
Eles vão considerar uma vantagem de usar seu consultório odontológico. Você pode enviar e-mails para lembrar os pacientes de compromissos futuros, dicas e truques aleatórios, enviar faturas etc.
A maioria dos adultos mais jovens prefere se comunicar por e-mail e, mais de 90% dos pacientes desejam uma melhor comunicação por e-mail de seu médico, porque, convenhamos, na maioria das vezes, é inexistente.
Aqui estão alguns tipos de e-mail que você deve aproveitar:
- Promoções / Ofertas Odontológicas
- Dicas e truques sazonais
- Anúncios sobre atualizações do escritório e a tecnologia mais recente
- Notícias odontológicas
- Solicitar referências
- Lembretes “É hora de” ou “É hora de”
- Lembretes de compromisso