Em maio, o Brasil bateu novo recorde de inadimplentes, atingindo a marca de 66,6 milhões de pessoas, que juntas, têm dívida de cerca de R$ 278,3 bilhões, segundo o Serasa Experian. Por este e outros motivos, a busca por crédito teve um aumento de 54% no mesmo mês, de acordo com dados do Índice FinanZero de Empréstimo (IFE).
Dessa forma, muitas empresas realizam a análise de risco antes de conceder crédito aos clientes, afinal, ninguém quer ficar no prejuízo ao emprestar dinheiro para alguém que tem baixíssimas chances de pagar de volta.
Para isso, muitas empresas têm usado as mais diversas tecnologias para facilitar o processo de análise de crédito, garantindo que ele seja feito de forma mais segura e rápida.
Confira como a tecnologia pode facilitar essa atividade.
Como a tecnologia ajuda no processo de análise de crédito?
Com cada vez mais brasileiros endividados em busca de crédito, mais trabalho para as empresas, que analisam o perfil de cada solicitante e, por isso, elas usam vários aparatos tecnológicos. Confira como a tecnologia ajuda nesse processo.
Mais segurança
As diversas plataformas que fazem a análise de crédito são muito confiáveis, dando, assim, informações precisas sobre os solicitantes, já que os bancos de dados cruzam informações com outros bancos.
Além disso, todo o processo, feito manualmente por uma pessoa, levaria muito mais tempo e seria mais cansativo, o que pode levar a erros. Ao deixar o processamento automático analisar todas as informações, os dados já saíram prontos e corretos.
Otimização de tempo
Com a tecnologia, que processa automaticamente as informações, os funcionários da empresa podem dedicar seu tempo a outros processos, que demandem mais atenção ou que só possam ser feitos manualmente.
A maior vantagem é a otimização do tempo, que é um benefício para empresa, para o funcionário, mas, principalmente, para o cliente, que terá uma resposta rápida a sua solicitação. Com isso, todos os lados se beneficiam do uso da tecnologia.
Tecnologias que ajudam na análise de crédito
Agora que você já sabe quais as vantagens de se ter a tecnologia como braço direito na hora da análise de crédito, conheça algumas das ferramentas que ajudam neste processo.
- Machine Learning: Auxilia na automatização da análise das informações dos clientes através de comandos complexos. Analisando o score (pontuação de crédito) do solicitante, ainda pode criar análises precisas.
- Business Intelligence (BI): Essa é a melhor ferramenta para empresas que querem analisar a maior quantidade possível de informações, já que o BI organiza, coleta e processa todos os dados, criando estatísticas precisas sobre o perfil do cliente.
- Social Score: Ferramenta criada na China, o Social Score é avançado em todos os sentidos. Não analisa apenas o score de crédito do cliente, vendo se ele é ou não um bom pagador, mas também seus comportamentos. Por esse motivo, a tecnologia ainda é polêmica, mas tem se mostrado eficaz na hora de descobrir futuros inadimplentes.
O que é o score de crédito?
O score de crédito, também chamado de pontuação de crédito, é uma ferramenta de estatística que mostra o risco de uma pessoa se tornar inadimplente, trazendo prejuízo a empresa que fornece crédito.
Com isso, a tecnologia analisa todo o histórico financeiro do solicitante, dando-lhe uma nota de 0 a 1000. Pessoas com pontuação de 0 a 300 têm alto risco de inadimplência, entre 300 e 700, considera-se risco médio. Por fim, entre 700 e 1000, o risco é baixo.
Na análise, os dados vistos são dívidas negativadas, solicitações de crédito e pagamento das contas em dia. Porém, vale ressaltar que só o score de crédito não é usado para definir se um solicitante é ou não bom pagador, apenas mais um dos critérios.
Já conhecia os benefícios da tecnologia na área da análise de crédito? Compartilhe este artigo com um amigo.