A prova digital do Enem começou a ser aplicada em 2020 e será feita em formato de testes em conjunto com a versão tradicional até o ano de 2025. Pois, a partir da edição de 2026, todas as provas serão aplicadas no formato digital para 100% dos candidatos.
Neste ano, o MEC disponibilizou cem mil vagas para o Enem Digital em 99 cidades já pré-selecionadas em todos os estados e no Distrito Federal.
Por ser uma novidade, o Enem Digital desperta diversas dúvidas nos estudantes. Veja neste artigo as respostas das suas possíveis dúvidas.
Então, pegue caneta e papel, e anote tudo que vamos lhe passar.
Vamos lá?
Como funciona a prova digital do Enem?
Podemos definir uma grande diferença da prova digital do Enem para o formato impresso é que, no formato Digital, todos candidatos respondem às questões diretamente pelo computador, em vez de utilizarem os devidos cadernos de questões e o cartão-resposta.
As provas digitais são realizadas em laboratórios de informática de universidades pré-selecionadas pelo MEC. Os locais de provas serão vistos nos cartões digitais de confirmação do candidato, mostrando assim o endereço do laboratório de informática onde o candidato irá prestar a devida prova.
Quem pode fazer a prova do Enem digital?
Segundo o edital publicado pelo Inep, o Enem 2021 digital é exclusivo para os participantes concluintes do ensino médio em 2021 ou que já concluíram o ensino médio. Então, se você é “treineiro” você deverá escolher o formato impresso da prova do Enem.
Se você deseja fazer o Enem Digital basta escolher a opção no ato da inscrição. Porém, você deve ter muita atenção, as inscrições serão feitas por ordem de pedido. Quem se inscrever primeiro, terá a oportunidade de fazer a prova digital. Se você deseja fazer a prova digital do Enem, é melhor fazer isso no primeiro dia de abertura de inscrições.
As vagas para o exame Enem Digital vão variar de cidade para cidade, indo de apenas 50 (Boa Vista/RR) até 15.000 (São Paulo/SP) por município. O Enem Digital só estará disponível nas seguintes cidades:
- Acre: Rio Branco
- Alagoas: Arapiraca, Maceió
- Amazonas: Manaus
- Amapá: Macapá
- Bahia: Feira de Santana, Salvador
- Ceará: Fortaleza, Quixadá, Sobral
- Distrito Federal: Brasília
- Espírito Santo: Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Vila Velha, Vitória.
- Goiás: Anápolis, Goiânia.
- Maranhão: Imperatriz, São Luís.
- Minas Gerais: Belo Horizonte, Betim, Contagem, Governador Valadares, Ipatinga, Juiz de Fora, Montes Claros, Passos, Patos de Minas, Poços de Caldas, Sete Lagoas, Uberlândia.
- Mato Grosso do Sul: Campo Grande, Dourados.
- Mato Grosso: Cuiabá, Rondonópolis, Várzea Grande.
- Pará: Belém, Santarém.
- Paraíba: Campina Grande, João Pessoa
- Pernambuco: Caruaru, Petrolina, Recife.
- Piauí: Parnaíba, Teresina.
- Paraná: Apucarana, Cascavel, Curitiba, Francisco Beltrão, Londrina, Maringá.
- Rio de Janeiro: Duque de Caxias, Niterói, Nova Iguaçu, Petrópolis, Rio de Janeiro, São Gonçalo, Volta Redonda.
- Rio Grande do Norte: Natal
- Rondônia: Porto Velho
- Roraima: Boa Vista
- Rio Grande do Sul: Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Pelotas, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Santa Maria.
- Santa Catarina: Blumenau, Brusque, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville, São José.
- Sergipe: Aracaju
- São Paulo:, Americana, Barueri, Bauru, Bebedouro, Campinas, Franca, Guarulhos, Indaiatuba, Jaguariúna, Jundiaí, Limeira, Osasco, Piracicaba, Ribeirão Preto, Rio Claro, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba.
- Tocantins: Palmas
Essas são as cidades participantes e o número de candidatos que poderão fazer a prova digital vão crescer gradualmente até o ano de 2025.
Saiba o que não muda com a prova digital do Enem
Não pense que a prova vai mudar, apesar das mudanças na forma de aplicação do exame, muitos aspectos das provas digitais do Enem seguirão os mesmos das provas impressas.
As provas do Enem ainda serão realizadas em dois domingos, sendo nos mesmos dias e horários da prova impressa.
As aberturas dos portões dos locais de prova serão ao meio-dia, com fechamento às 13h. No primeiro dia o exame se encerra às 19h e no segundo dia às 18h30.
A estrutura da prova será a mesma, contendo 4 provas objetivas de 180 questões e uma redação. Se você deseja estudar sobre o conteúdo da prova, indicamos que você se inscreva em Cursos Online com o objetivo de melhorar o seu conhecimento sobre os assuntos que a prova cobra.
As provas são divididas nas seguintes áreas do conhecimento:
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação: Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação.
- Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Filosofia e Sociologia.
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia.
- Matemática e suas Tecnologias: Matemática.
A taxa de inscrição será a mesma em 2021, no valor de R$85.
O que se deve levar na prova digital do Enem?
Para conseguir acessar ao local de realização da prova, o participante deverá levar consigo um documento oficial com foto.
Apesar da prova ser totalmente digital, o candidato deve obrigatoriamente levar uma caneta esferográfica de tinta preta. Pois, a entrega da redação ainda será feita no papel, na Folha de Redação.
É permitido levar um lanche simples para alimentação pessoal durante a realização da prova.
É proibido o uso de relógios e de qualquer tipo de materiais eletrônicos, como celulares, calculadoras, fones de ouvido ou qualquer material que possa receber, gravar ou transmitir mensagens.
Se você tem o objetivo de prestar o exame do Enem, é fundamental que você procure a ajuda de cursos livres, os Curso Online com Certificado são uma ótima pedida, além de estudar para o Enem, você melhora o seu currículo profissional.
Depois de ler sobre como funciona a prova digital do Enem, você ficou com alguma dúvida?
Se você gostou do que leu, comente aqui embaixo sobre essas dicas e mande os resultados logo a seguir. E se quiser compartilhe essas dicas com os seus amigos e amigas.
Grande abraço e até o próximo post!
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.