Elas permitem que você esteja diretamente conectado com seu público, antecipando estratégias e oportunidades.
Existentes desde a década de 90 — sim, elas datam dos primórdios da internet —, foi só nos últimos anos que as redes sociais ganharam um papel de importância em todos os aspectos da vida. Atualmente, quando pensamos em marketing digital, o aumento de tráfego no site não tem como não passar por ações que envolvam as redes sociais.
Muitas empresas, sobretudo as mais ”tradicionais”, ainda torcem o nariz quando suas equipes sugerem as redes como estratégia de ampliar a presença digital. Saiba que é possível trabalhar com diferentes estratégias e linguagens, atingindo qualquer público.
Uso das redes sociais pelos brasileiros
Um levantamento de 2020 realizado pela App Annie constatou que o Brasil está entre os três primeiros países que mais fazem uso das redes sociais. Em média, os brasileiros passam quase quatro horas por dia navegando.
Ainda em 2020, com os efeitos da crise sanitária, o uso de apps de pagamento e entregas cresceu exponencialmente: cerca de 100% em comparação a 2017 no uso de aplicativos de bancos e 32% nos aplicativos de entrega. Quando o assunto são as redes de entretenimento, o Tik Tok liderou os rankings globais, se destacando sobretudo entre os consumidores da geração Z.
Qual a importância das redes sociais para um negócio?
Antigamente, campanhas de publicidade eram feitas utilizando mídias tradicionais: TV, rádio, revistas e jornais. Conforme essas mídias foram se adaptando às novas realidades digitais, a divulgação das marcas teve que mudar, assim como seus investimentos.
Se antes era necessário gastar milhões em poucos segundos de aparição na televisão, agora esse dinheiro é investido em influencers, que possuem o mesmo ou até mais alcance que as campanhas televisivas.
Público alvo
Um dos principais benefícios de utilizar as redes sociais no seu negócio é a proximidade com o seu público. Nelas é possível interagir diretamente com os potenciais clientes da sua marca, além de estabelecer diferentes níveis de relacionamento, de acordo com cada etapa do funil de vendas.
E se é mais fácil encontrar seu público, fica mais simples entender quais as reais necessidades que eles possuem, facilitando o desenvolvimento de estratégias mais consistentes de produtos e vendas.
Maior alcance
Se em meados dos anos 2000 a internet era ”coisa de jovem”, considerada até mesmo perigosa pelos mais velhos, hoje é bem diferente. A popularização dos smartphones permitiu que todas as classes sociais e perfis de público entrassem no mundo digital.
Se antes era possível atingir apenas um determinado número de pessoas através de um comercial na TV, hoje esse número se multiplicou e as empresas podem segmentar de forma muito mais efetiva quem vai encontrar o seu produto ou serviço.
Nesse cenário, as estratégias de SEO são muito importantes. O uso de palavras-chave permite que o usuário tenha acesso à sua marca de forma natural, e quando trabalhado em conjunto com as redes sociais, aumenta as chances de que sua marca esteja visível em tempo integral.
Comprar online virou um hábito
Se após 2020 ainda restam dúvidas sobre se o comércio digital veio para ficar, as redes sociais estão aí para provar que sim. O Instagram integrou ferramentas exclusivas para compras e vendas pelo aplicativo; o Facebook planeja aprimorar a versão WhatsApp Business, onde empresas e clientes podem se comunicar de forma prática e efetiva, com possibilidade de pagamento 100% digital.
O lançamento do PIX em novembro de 2020 passou a permitir transferências e pagamentos instantâneos, indicando que o movimento do mercado deve, sim, acompanhar o ritmo digital daqui para frente.
Se a sua empresa é recém-chegada na internet e ainda não possui presença nas redes sociais, é hora de repensar isso. Os consumidores tendem a confiar muito mais em marcas com perfis públicos, de preferência em diferentes redes, e que ofereçam informações básicas.
Em resumo: não basta simplesmente estar nas redes. É necessário que seu negócio tenha um planejamento estratégico, atendendo às necessidades dos consumidores, ao mesmo tempo que busca chamar a atenção de pessoas que nunca ouviram falar do seu nome, mas que a partir de um post indicado por amigos, podem realizar uma compra em questão de segundos.