A carreira odontológica não é fácil e, muitas vezes, o consultório próprio não é o real sonho de um dentista. Por esse motivo, muitos profissionais almejam os concursos de odontologia, que proporcionam mais estabilidade financeira.
Para passar nos concursos é preciso muita disciplina e dedicação, o que também demandará um planejamento maior da agenda para aqueles que já atuam em clínicas ou convênio odontológico.
Mas como nada é impossível, selecionamos algumas dicas para te auxiliar nesse momento.
Independentemente da sua forma de estudo, que pode ser apenas lendo os materiais ou anotando para memorizar, algumas técnicas auxiliam nessa fase e podem te deixar mais tranquilo na hora de enfrentar as provas.
Planejamento
O primeiro passo antes de abrir os livros é se planejar.
Pesquise e analise se você deseja trabalhar apenas na área da odontologia ou se um cargo que pede curso superior ou técnico atende seus objetivos e desejos.
Decidindo entre essas opções, você terá um melhor direcionamento sobre estudar temas mais gerais ou assuntos mais específicos, como os casos relacionados a pediatria odontológica ou processos envolvidos nos sistemas públicos e no convenio dental.
Após isso, crie uma planilha com todos os temas a serem abordados e distribua ao longo do tempo que você terá até o dia anterior a prova.
Se possível, defina seus horários diários e cumpra seu cronograma. Após sair o edital do concurso, adapte seu cronograma com o conteúdo que estará na prova.
Tenha bons materiais
De acordo com o Curso Preparatório EPCAR em Natal, começar seus estudos com materiais disponíveis na internet é uma boa opção para não ficar parado, mas assim que o edital for lançado, invista em materiais atualizados e que abordem os temas que você necessita estudar.
Busque por livros que tenham uma linguagem clara e simples, próprios para concursos. Lembre-se: nem sempre o mais complicado irá te ajudar.
Estudar as provas dos anos anteriores também é uma forma de conhecer e se familiarizar com o que a banca espera. Faça exercícios e releia quantas vezes for necessário o material de base.
Além disso, utilize do seu dia a dia de trabalho para colocar em prática o que você tem estudado.
Por exemplo, se você é um profissional que exerce atividade em plano empresarial odontológico, tente lembrar ao longo do dia o que está relacionado ao que você leu no seu horário de estudo com os casos que chegam para você ao longo do dia.
Assim você estará colocando em prática o que tem estudado teoricamente e a fixação será acentuada.
Espaço de estudo
Esse é um fator que pode influenciar (e muito) no seu desempenho.
Espaços tumultuados e barulhentos são mais propícios a afetar a concentração e fazer com que você se disperse mais facilmente.
Por isso, escolha lugares isolados, com pouco barulho e bem iluminados. Procure manter um ambiente organizado e limpo, pois isso também ajuda no foco.
Evite estudar na cama ou sofá, afinal, nossa mente está programada para associar esses lugares a descanso e, por isso, facilmente seu corpo irá relaxar e se desconcentrar.
Rotina
Após a decisão de realizar o concurso, o candidato precisa ter em mente que até o dia da realização da prova, sua vida e rotina mudará drasticamente.
Nesse momento é necessário ter disciplina e seguir com o seu planejamento, equilibrando sua rotina nas clínicas, consultórios ou plano odontologico com o estudo.
Estude todos os dias que você estipulou e, se possível, sempre no mesmo horário, assim será mais fácil de se organizar e logo se tornará uma rotina.
Mas não pense que o estudante deve viver apenas de estudo.
Conforme o tempo for passando, é normal que o estresse e nervosismo cheguem, por isso, separe um dia da semana para relaxar. Assista algo do seu interesse ou saia com os amigos, mas não abuse, no dia seguinte a rotina deve retornar.
Ótimas dicas para não ter picos de estresse é incrementar na sua rotina pelo menos oito horas de sono e momentos de relaxamento.
Antes de dormir, desligue todos os aparelhos eletrônicos e relaxe, permita que seu corpo reponha as energias para a manhã seguinte.
Véspera da prova
Algumas dicas básicas também podem te auxiliar na véspera e durante a prova:
- No dia anterior, relaxe e descanse;
- Se programe para chegar ao local com antecedência;
- Leve uma garrafa de água e algo para comer;
- Programe o tempo que você passará em cada questão;
- Comece a prova pelas questões que valem mais.
Estar bem disposto e alimentado no dia é primordial, se planeje para ter uma boa noite de sono e não se esqueça de se alimentar antes da prova. Se houver alguma questão muito complicada, passe para a próxima e volte nela depois.
Coloque em prática o que estudou e não esqueça da sua meta. Por mais difícil que possa parecer, passar em um concurso não é impossível.
Não existe um método mágico, mas criando um bom plano de estudos que seja compatível com a sua realidade e seguindo uma rotina regrada, essa vaga estará mais perto de você.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Ideal Odonto, empresa especializada em planos odontológicos com atendimento acessível para devolver o sorriso dos pacientes.