Se você, advogado, é iniciante em otimização de SEO ou se quer saber quais são as técnicas mais recomendadas para 2020, pode parecer que nesse momento você tenha uma quantidade enorme de aprendizado.
No momento de criar um site, você pode ter diferentes tipos de prioridades, como escolher uma hospedagem de site barata, definir um design de acordo com seu segmento, entre outras.
No entanto, se tem algo que você definitivamente precisa dedicar seus esforços é para a otimização de SEO. Isso porque você quer que seu site ocupe um bom posicionamento nos resultados de busca de motores de busca, como o Google.
Para conseguir isso, é essencial que você aplique as técnicas de SEO em seu site. Mas, com tantas informações disponíveis sobre otimização, por onde eu devo começar ou no que preciso focar?
Pensando nessas dúvidas, decidimos separar algumas dicas de otimização de SEO para colocar sites em primeira página.
Confira o restante do post e veja a lista completa!
Dicas essenciais de otimização de SEO
A otimização de SEO é realmente essencial para que sites consigam obter um bom posicionamento nos resultados de busca. Porém, é importante deixar claro que os algoritmos dos motores de busca estão em constante atualização.
Isso significa que um site que já foi otimizado e está no ar, sempre que possível, deve ter seu SEO revisado. Saiu uma nova tendência de otimização? Se isso acontecer, é importante que você faça a sua implementação rapidamente para que seu site não perca o bom posicionamento, caso ele já tenha conseguido isso.
Para que você consiga colocar ou manter seu site na primeira página do Google, veja a seguir as dicas que separamos sobre otimização!
Otimize seu site para dispositivos móveis
Se o seu site ainda não está pronto, certifique-se de que ele será otimizado para dispositivos móveis. Ou seja, ele irá se adaptar a qualquer tipo de tela, seja ela de computador, celular ou tablet.
Caso ele já esteja pronto, é muito importante que você verifique se ele é responsivo (otimizado para todas tamanhos de tela). Se ele não tiver essa otimização, altere isso o mais rápido possível.
Você pode fazer essa verificação em sites específicos, como Responsive Test Tool, por exemplo.
Quanto mais você demorar para deixar seu site responsivo, maior será a quantidade de vendas que você poderá perder, já que o consumidor está cada vez mais ativo em smartphones.
Compreenda como os usuários pesquisam
Definir as palavras-chave relacionadas ao seu negócio é essencial para se aplicar as técnicas de SEO. No entanto, também é importante que você entenda como os seus potenciais clientes realizam pesquisas em todo o processo de compra.
Essas pesquisas são dividas nas seguintes categorias:
- Navegacional: a pessoa deseja acessar um site específico e digita o nome da marca, como Pinterest.
- Informacional: a pessoa deseja ter informações sobre um tema. Exemplo: “como decorar o quarto”.
- Transacional: a pessoa deseja comprar um produto. Exemplo: quadro para decoração.
É fundamental entender essas intenções, pois elas terão influência nas palavras-chave que você deve utilizar.
Escreva pensando nas pessoas e otimize para os mecanismos de pesquisa
Para quem é iniciante em SEO, é tentador criar e escrever todo o conteúdo voltado para mecanismos de pesquisa. Quando isso acontece, o resultado são páginas cheias de palavras-chave, além de um tom de voz robótico, que não tem relação com os usuários.
Sempre coloque seu público-alvo em primeiro lugar ao criar conteúdo. Ofereça conteúdo relevante e que realmente será importante para o leitor.
Também pense que você pode facilitar ainda mais o aprendizado, a compreensão ou a resolução de um problema dos usuários com uma boa estrutura de conteúdo, que também envolve imagens ou multimídia.
Criação de conteúdo otimizado é importante para conseguir um bom posicionamento no Google, mas do que adianta você atrair visitantes e não conquistá-los?
Preencha o Google Meu Negócio
Muitas pessoas não sabem como criar um blog, php, html, ou até mesmo o WordPress não é tão simples de usar, com o Google Meu Negócio não existe essa preocupação, pois o “blog” é gerado automaticamente a partir do perfil da sua empresa no Google Maps.
Ao pesquisar por alguma marca no Google, você poderá encontrar o perfil da empresa no Google Meu Negócio. Essa é uma opção gratuita que o site de busca oferece para empreendedores. Ter seu escritório de advocacia veiculado no Google é muito importante, veja este exemplo, este advogado já tem um site bem otimizado, mas não abriu mão de página gratuita do Google Meu Negócio.
Criar sua conta nessa ferramenta é importante porque permitirá que o Google e os usuários tenham um fácil acesso as informações sobre a sua empresa. A criação da conta é muito simples de ser feita e você pode adicionar as seguintes informações:
- Nome;
- Endereço;
- Número de telefone;
- Horário de funcionamento;
- URL do site;
- Categorias, como “restaurante”;
- Breve descritivo sobre a empresa;
- Imagens.
Além disso, através do Google Meu Negócio, é possível que usuários deixem avaliações e comentários sobre seu negócio.
É muito importante que você responda essas avaliações, pois além de mostrar para o Google que sua conta está atualizada, sua marca também passará credibilidade para os atuais e futuros clientes.
Tenha sucesso com a otimização de SEO em 2020
O ano de 2020 tem sido desafiador não somente para as empresas, mas para a população no geral.
Porém, mais do que nunca, as pessoas estão ativas na internet, buscando por conhecimento, soluções de problemas e fazendo compras, criar um site não é mais uma opção, tornou-se essencial.
Ter uma presença na inter se tornou essencial para qualquer tipo de negócio, e ter um site posicionado na primeira página de resultados de busca, é o desejo de todo empreendedor.
Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas sobre SEO e que em breve seu site esteja no topo dos resultados do Google.